desde pequeno que tive inúmeros sonhos, um deles era de ser piloto depois quis ser médico, mas esse foi menos duradoiro que os outros, entre eles, após fazer 13 anos, eu joguei num concurso da GORILA (pastilhas portuguesas) antigamente tinham um óptimo sabor, contudo o concurso era de juntar 25 senhas para enviar e habilitar-se a ganhar 4 computadores. eu já era fãm da informática mesmo ainda naltura estarmos abrangidos com essa tecnologia.
Após completar 13 anos no mesmo ano em que a SISTEC SOLUÇÕES abriu foi-me oferecido um curso de informática. Claro que é um curso diferente dos de hoje, na altura não havia windows 93, 98, me, 2000, xp, vista, ou qualquer versão de superior, trabalhávamos mais a base de comandos, mas pra mim era o mundo aos meus pés mesmo não havendo os grafismos que existem hoje.
com o tempo fui amadurecendo muito no ramo, tenho uma quantidade de informação de dar inveja disso nem preciso me gabar porque é verdade. tenho domino sobre qualquer sistema operativo e a capacidade de discifrar qualquer programa usando os métodos antigos, que são mesmo eficazes. (Aprendi que o computador fala e nos temos que sabre a sua linguagem assim como os mudos).
e foi assim que comecei a produzir videoclips em 2004. eu já brincava com o movie maker quando apareceu o DJ Karambas com o vegas 4, ele já o tinha a algum tempo mas n sabia dominar. peguei no programa sem nenhuma formação, só usando a imaginação comecei a editar coisas que passavam no canal da rede comunitária da Gilbert, o meu grande amigo Bá após 3 anos quando o PUTO LILAS vende o Album me dá so sangue eu fiz o Primeiro videoclip e o teaser ou Spot publicitário da venda do Album, após alguns meses o mesmo video foi novamente gravado pelo Ho Chi Fu da Power House. confesso que me senti triste por isso, mas n´altura eu n tinha meios técnicos para fazer frente, apesar que o meu teve aceitação mesmo não tendo mais qualidade n´altura, mas as cenas foram mais para as nossas massas.
Passei pela WALMIRES Audiovisuais que considero uma autentica escola para quem gosta de artes cénicas, mas atenção, nunca penses que já sabes tudo depois de uma grande obra, porque Tomás Ferreira surpreende sempre com inovações e técnicas que passam por despercebido. porem foi um curto período, embora eu quisesse ficar mais, mas naltura eu estava a correr com o tempo e o tempo queria mais calma, pena que não soube aproveita-lo.
Passei pela WALMIRES Audiovisuais que considero uma autentica escola para quem gosta de artes cénicas, mas atenção, nunca penses que já sabes tudo depois de uma grande obra, porque Tomás Ferreira surpreende sempre com inovações e técnicas que passam por despercebido. porem foi um curto período, embora eu quisesse ficar mais, mas naltura eu estava a correr com o tempo e o tempo queria mais calma, pena que não soube aproveita-lo.
assim fui com as possibilidades que tinha fazendo mais videos que me deram muito nome dentro do país inteiro até que em 2008 os meus trabalhos começaram a invadir as cadeias televisivas em Angola e na RTP Africa, porque o crescimento era abismal com relação aos trabalhos passados, já estávamos a trabalhar em HDV e a nossa qualidade era de invejar, sem citar nome, há produtores que disseram que não iriam gravar mais videos de Kuduro alegando que os Kuduristas eram desordeiros. Mas cá entre nós eles n queriam comparação, ninguém aceitou a derrota de forma honesta. em 2009 a maior parte dos Kuduristas estavam loucos p trabalhar comigo ou entrar na minha humilde produtora. esse tempo ainda não foi de gloria tive que me esforçar mais para estar aonde estou. Hoje Sou um profissional formado em Video motion & Multimedia Producer, pela FLAG Lisboa uma das melhores e mais respeitadas escolas de técnicos de multimedia na Europa.
Os meus objectivos nunca se basearam em competir com os outros nem estar um passo a frente, mas sim fazer a minha parte e ocupar o espaço que me pertence por direito, porque quem conhece a minha história sabe bem que nada veio de bandeja, eu tive que ralar muito dar no duro e engolir inúmeros sapos.
aprendi que pra seres respeitado nesse mercado tens que ser persistente e confiante, mas antes temos que ser os primeiros a acreditar em nós, caso contrario ninguém acreditará em ti.
Bom esse foi um resumo muito curto daquilo que diz respeito a produção de video, da proxima conto a parte da música como músico e produtor.
Abraços.
Mestre Six
Sem comentários:
Enviar um comentário